Uma cidade com apetência para andar à frente do seu tempo

Criatividade e inovação. Estas são as “ferramentas” das indústrias de futuro e a chave para os negócios de sucesso. São fatores estratégicos indispensáveis à competitividade das empresas, das cidades e das regiões.
Por isso o Município de S. João da Madeira aposta numa política de desenvolvimento económico, fazendo-a assentar na qualificação da cadeia de valor das atividades tradicionais e, em simultâneo, no incremento dos setores emergentes, diversificando a base empresarial do concelho. É neste contexto que elegemos as indústrias criativas como elemento nuclear da nossa estratégia: queremos transformar a criatividade em negócios. Queremos maximizar o empreendedorismo e a capacidade de realização das nossas empresas, acentuando a sua forte vocação exportadora.
Com esse objetivo o Município olhou para as antigas instalações da histórica metalúrgica Oliva como um desafio. E identificou uma enorme oportunidade de desenvolvimento nesse espaço em ruína que, então, constituía um problema por resolver no centro da cidade. Assim nasceu a ideia de reabilitar estas antigas instalações, valorizando toda a área em termos urbanísticos e ambientais. Deste modo ficou preparada para acolher a Oliva Creative Factory, um projeto inovador e de qualidade internacional, vocacionado para maximizar o potencial individual, social e empresarial dos empreendedores e das suas empresas.
Ao lançar este projeto – e outros como o Centro Empresarial e Tecnológico (Sanjotec) ou a Casa da Criatividade – S. João da Madeira assume a inovação como um estado de espírito, seguindo o exemplo de António José Pinto de Oliveira (a quem se deve a criação da Oliva) e de outros sanjoanenses que puseram de pé empreendimentos geradores de riqueza e de desenvolvimento.
Quando a Oliva perdeu a visão do seu fundador e a capacidade de se reinventar, deixou de ser competitiva e acabou por desaparecer. Mas o exemplo dos seus melhores anos – uma notável apetência para andar à frente do seu tempo – é o legado que a Oliva Creative Factory reivindica para si.
Este é um projeto central para a concretização da visão de cidade definida no nosso Plano Estratégico de Desenvolvimento. Ele aponta para uma economia competitiva e diversificada, que junta aos setores tradicionais de atividade novas áreas baseadas no conhecimento, na inovação, na tecnologia e na criatividade. E fá-lo num ambiente urbano cada vez mais atrativo e bem ordenado, com serviços públicos eficientes e uma rede social atuante. É isso S. João da Madeira: uma cidade para investir e para viver. Uma cidade criativa.

M. Castro Almeida

Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira