Rua da Fundição, 240

3700-119 S. João da Madeira

+351 256 004 100

horário

segunda a sexta

9h às 12h30 | 14h às 17h30

Fique atento

Receba a nossa

NEWSLETTER

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
cmsjm.png

INSTITUIÇÕES

Nas instalações da Oliva Creative Factory encontra um conjunto de instituições vocacionadas para as artes, museologia, formação artística nas áreas das artes visuais, artes plásticas e artes performativas.

1/10
  • Centro de Arte Oliva
  • MinimalPhoto

CENTRO DE ARTE OLIVA

O Centro de Arte Oliva é um centro de exposições de arte e de gestão de coleções criado em 2013 pelo Município de S. João da Madeira no âmbito do projeto de reconversão de um dos mais simbólicos edifícios industriais da cidade, a fábrica e fundição da Oliva.

É a única instituição artística no país dedicada à arte contemporânea e à arte bruta/outsider. Com uma área de exposição de cerca de dois mil e quinhentos metros quadrados, organizados em três galerias, apresenta um programa anual de exposições temporárias. O programa de exposições apresenta de forma regular e contínua as coleções de arte em depósito no Centro de Arte a par de exposições de artistas consagrados, nacionais e internacionais.

No Centro de Arte Oliva estão depositadas em regime de comodato duas importantes coleções particulares. A Coleção Norlinda e José Lima - um dos maiores acervos privados de arte contemporânea em Portugal e a Coleção Treger/Saint Silvestre - um dos mais importantes acervos de artes marginais como arte bruta/outsider e arte singular da Europa.

Juntas somam mais de duas mil obras e cerca de oitocentos e cinquenta artistas, nacionais e internacionais, sendo cada uma resultado de mais de trinta anos de colecionismo.

1/3
  • Universidade Aberta

UNIVERSIDADE ABERTA

Fundada em 1988, a Universidade Aberta (UAb) é a única instituição de ensino superior público a distância em Portugal.

Pela sua vocação e natureza, a UAb utiliza nas suas atividades de ensino, as mais avançadas metodologias e tecnologias de ensino a distância orientadas para a educação sem fronteiras geográficas nem barreiras físicas, e dando especial enfoque à expansão da língua e da cultura portuguesas no espaço da lusofonia (comunidades migrantes e países de língua oficial portuguesa).

cla.saojoaodamadeira@uab.pt

www.uab.pt

+351 256 004 132 | 915 676 342

ESPAÇO EMPRESA

O Espaço Empresa é um balcão único de atendimento, destinado aos empresários que desejem realizar serviços e/ou obter informações inerentes ao exercício de uma atividade económica e ao ciclo de vida da sua empresa. É um projeto liderado pelo IAPMEI, enquanto entidade especialmente vocacionada para o apoio às empresas, assumindo a AMA e a AICEP a qualidade de entidades parceiras no seu desenvolvimento, tendo, neste processo, o envolvimento ativo dos municípios, nomeadamente, o Município de S. João da Madeira. O espaço foi inaugurado pela Ministra da Presidência no dia 18 de maio de 2018

espacoempresa@cm-sjm.pt

+351 256 004 102

2ª a 6ª  10h00 | 12h30 e 14h00 | 16h30 
 

1/5
  • Centro de Arte de S. João da Madeira
1/7

ECOS URBANOS

  • Ecos Urbanos
  • Ecos Urbanos

Guiado por Luísa Maria Marques Pinto Fernandes, um grupo de jovens pensou num espaço que ainda não existia em S. João da Madeira. Um sítio onde os jovens pudessem ser jovens, onde as suas artes tivessem uma montra, onde se pudessem encontrar e em conjunto fazer algo maior do que a soma de todas as partes.

Era uma vez, uma luz que brilhava. Brilhava tão alto que subiu aos corações de muitos… Era o teu espaço, o teu momento, a tua oportunidade de agir, de falar e gritar bem alto: “EU SOU JOVEM”!!!
E um dia, cheio de sol, com outros jovens… apresentou a ideia, o projeto e eis que teve nome, e o seu nome era: “SÍTIO”. Este sítio é o espaço para a malta estar, conversar, jogar, conviver. Um Sítio para te expressares, desbundares, pintares, seres o outro “tu”, seres tu mesmo. Um Sítio para olhar e ver, para ler e sonhar, onde não estar calado e falar, ou cantar… um Sítio de matrizes cor-de-rosa e cores doadas para criar e participar. Uma lufada de vento numa noite de Verão, as cores do teu encantamento.
Era o “futuro feito presente” e “é um projecto sério que começa a dar provas disso!”, a “lufada de ar fresco no marasmo…” – O SÍTIO era e é. Bate nos corações da cidade, com ritmos, cores e sons que vibram para o mundo saber que afinal…
O TEU ESPAÇO EXISTE!!!

geral@ecosurbanos.pt

www.ecosurbanos.pt

+ 351 256 824 532 . 969 849 744

CONSERVATÓRIO DE DANÇA DO NORTE

 O CDN, Conservatório de Dança do Norte, anteriormente denominado Escola de Dança Ana Luísa Mendonça, é uma instituição reconhecida pelo ministério da educação para o ensino vocacional da dança, licenciada pela Royal Academy of Dance.

Desenvolvemos formação ao nível do Ensino Artístico Especializado, básico e secundário, em regime articulado, bem como diversas atividades em regime supletivo.

A nossa oferta contempla hip-hop, dança criativa, contemporâneo, sapateado. Yoga (adultos e crianças), pilates, karaté e workshops de desenvolvimento pessoal são igualmente foco da nossa ação.

1/6
  • Conservatório de Dança do Norte
  • Conservatório de Dança do Norte

CENTRO DE ARTE

DE S. JOÃO DA MADEIRA

O Centro de Arte de São João da Madeira, um departamento da Associação Cultural Alão de Morais foi fundado em 1986 tendo-se desenvolvido como uma instituição artística, educativa e cultural de grande importância para a cidade. Organizou mais de 180 exposições de arte contemporânea nos últimos trinta e três anos, estas contribuíram não só para a formação de públicos para as artes visuais, como fizeram de São João da Madeira uma cidade que desde muito cedo foi ativa no âmbito da arte contemporânea. Desde a sua origem tem uma ligação muita próxima com os artistas.

1/7
  • Centro de Arte de S. João da Madeira