• olivacreativefactory

Em Outubro celebramos os 6 anos do Centro de Arte Oliva!

Residência Artística

_________________________________________________________________________________________

"Cascas de memória" por Solveig Phyllis Rocher 4, 5 e 6 outubro | 10h30-18h

Apresentação pública da residência e projeto Cascas de Memória de Solveig Phyllis Rocher na galeria de exposições do Centro de Arte Oliva

Solveig Phyllis Rocher está a criar uma coleção de peças performativas e de dança sob o nome “Cascas de memória”, na qual torna-se num arquivo e numa arquivista dançante. Originalmente ilustradora, a sua prática estava centrada à volta da solidificação, em linhas desenhadas ou esculturas, daquilo que ela considerava coisas efémeras: ideias, memórias, eventos, etc. Tornando-se performer, Solveig confronta-se com a estranheza de criar algo que parece desaparecer assim que está feito.

A residência tem uma apresentação pública que decorre nos dias 4, 5 e 6 de outubro na galeria de exposições do Centro de Arte Oliva durante o período regular de abertura ao público.



Exposições ________________________________________________________________________________________

Trabalho Capital # Ensaio sobre Gestos e Fragmentos Curadoria de Paulo Mendes Até 19 janeiro 2020

Nesta exposição-instalação coloca-se em diálogo a coleção Norlinda e José Lima com novas obras realizadas para este projeto, outras já produzidas e, igualmente, material documental e técnico do espólio museológico industrial relacionado com a história da Fábrica Oliva. Pretende-se convocar a memória histórica, social e política da Oliva, confrontando-a com o nosso tempo e o atual espaço expositivo.



Extravaganza Curadoria de Antonia Gaeta

Até 27 outubro 2019

Extravaganza assenta na estranheza, na obsessão pelo obsceno e nonsense, na recusa de regras lógicas onde há espaço para abstrações, no gosto pelo absurdo, incongruência e todo tipo de paradoxos. A exposição apresenta obras de artistas clássicos da arte bruta como Friedrich Schröder-Sonnenstern (1892-1982), Agatha Wojciechowsky (1896-1986), da folkart americana com obras de Mose Tolliver (1920-1986) e de artistas recentes das franjas da arte outsider como Marilena Pelosi (1957) e Derrick Alexis Coard (1981-2017), entre outros. As obras pertencem à Coleção Treger/Saint Silvestre em depósito no Centro de Arte Oliva.


Programa Educativo

_______________________________________________________________________________ Ocupação Oliva: Artistas XS a criar em família XL

19 outubro | 15h-17h30

Máquinas a trabalhar: o que move uma fábrica? Cabeça e corpo a criar: o que move um artista? Nestas oficinas para famílias vamos conhecer o processo e a criação artística.




Labirinto Propício # 8 Qu'est-ce que je sais sur l'art brut?

27 outubro | 11h30-12h30 >> 31 outubro | 21h-22h

Vem descobrir porque é que a imagem do Labirinto Propício de outubro é uma pepita de ouro. Vamos ler excertos de textos de Jean Dubuffet enquanto caminhamos a passo variado pelas galerias do Centro de Arte Oliva.

4 visualizações

Rua da Fundição, 240

3700-119 S. João da Madeira

+351 256 004 100

horário

segunda a sexta

9h às 12h30 | 14h às 17h30

Fique atento

Receba a nossa

NEWSLETTER

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
cmsjm.png